Nossas Pastorais e Serviços

Pastoral da Liturgia

Objetivo: Fornecer ao povo cristão formação, informação e subsídios para tornar as celebrações da Palavra, da Eucaristia e demais sacramentos mais participativas, ativas, conscientes, plenas e frutuosas, estimulando a formação de equipes paroquiais de liturgia e celebração.

Pastoral do Batismo

Objetivo: Os encontros de preparação para pais e padrinhos tem a finalidade de ajudá-lo a desempenhar melhor a importante missão que vão assumir com o Batismo do filho ou afilhado.  Trata-se da educação da fé dos adultos, pois Batismo é o Sacramento da fé.  E não há Batismo sem fé, nem fé cristã sem Batismo.

Pastoral da Catequese

Objetivo: Anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, com espírito missionário, nas diversas culturas, levando a um processo de conversão, crescimento de fé e experiência de Deus.  Fazer ecoar, repercutir  e suscitar na realidade, nos fatos e nas pessoas a PALAVRA e a EXPERIÊNCIA DE DEUS.

texto
Reunião com os colaboradores líderes de Pastorais e Movimentos (2014). Elas acontecem periodicamente e servem para avaliar, organizar e desenvolver atividades.

Pastoral da Comunicação

Objetivo: Criar relações de comunhão entre as pessoas e as diversas pastorais, através da assessoria formativa e a utilização de linguagem e tecnologia adequadas, oferecendo assessoria formativa, para que aconteça a ação profético-transformadora e a construção do Reino de Deus.

Pastoral da Criança

Objetivo: Diminuir e evitar a mortalidade infantil e materna, educando a mulher para que se torne agente de evangelização e transformação na família e na comunidade, junto aos empobrecidos e excluídos, desenvolvendo ações básicas de saúde, tendo como mística a caridade evangélica, formação contínua, celebração da palavra de Deus e da Vida.

Pastoral do Dízimo

Objetivo: Evangelizar o  povo despertando a consciência de sua co-responsabilidade, participação e gratidão a Deus, na partilha e comunhão dos bens.

Pastoral da Família e Matrimonial

Objetivo: Ser um serviço às famílias, em conjunto com as demais pastorais, para que elas sejam sujeito e objeto da evangelização, como instrumento de comunhão e participação em sua realidade, em vista de uma sociedade justa e fraterna.

Grupos de Reflexões

Objetivo: Partilhar, rezar e viver a Palavra de Deus em grupos, inserindo-se na caminhada da Comunidade e assumindo prioridades de valorização e promoção da família buscando, na unidade e participação, formas dinâmicas e eficazes de evangelizar e transformar a sociedade.

Pastoral da Saúde

Objetivo: Acolher, visitar e confortar os doentes e mostrar o valor de suas vidas, como participação aos sofrimentos de Cristo.  Está é atendida pelos ministros da Eucaristia, que também levam a Santa Comunhão aos que estão impossibilitados de vir até a Igreja.

M.E.C.E

Objetivo: Ministério a serviço da Eucaristia, nas Celebrações, na vivência eucarística e na  distribuição  aos  fiéis  do Corpo   e do Sangue de Cristo. Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística M.E.C.E, não são, apenas, "distribuidores de Comunhão".,mas exercem diferentes trabalhos pastorais, pelas visitas aos doentes, nas casas e hospitais, pelo envolvimento nas equipes de liturgia e pela inserção em outros setores da pastoral paroquial.

RCC - Renovação Carismática Católica

Objetivo: Evangelizar com ardor missionário, vivenciando os dons e carismas do Espírito Santo.

Aliança Santa Rita

Objetivo: Refletir, estudar e acompanhar a realidade do Santuário da família. Organizar e prestar um serviço de acolhida e orientação aos devotos e divulgar a devoção a Santa Rita como experiência da bondade de Deus.

texto