Paróquia e Santuário de Santa Rita de Cássia - Maringá-PR


Um dia mais do que especial pra nós, religiosos e leigos CAVANIS

Um dia mais do que especial pra nós, religiosos e leigos CAVANIS

No dia 2 de maio de 1802, há 215 anos atrás, através de um gesto concreto e desafiador, nascia a Congregação Cavanis.


02 maio 2017 às 07h00 Compartilhe...
Por Michel Rogério dos Santos, Grupo de leigos Cavanis de Maringá


3C

Importante lembrar esta data tão especial (215 anos de fundação)!  Foi no dia  02 de maio do ano de 1802, na igreja de Santa Inês, em Veneza, que deu-se início à então “Congregação Mariana” sobre a proteção de Nossa Senhora (hoje Congregação das Escolas de Caridade, dos Padres Cavanis).

Naquele dia histórico, a Congregação foi apresentada em meio à inúmeros “desconfiados” presentes naquela celebração, que diziam: “...são ovos de Páscoa... fogo de palha”. Mas graças a Deus e à intercessão da Mãe das Escolas de Caridade, a obra segue até hoje! 

Vendo a realidade saltando aos olhos, da triste e miserável situação dos jovens em Veneza, coube à Padre Antonio Cavanis começar a ensinar gratuitamente aos meninos pobres, na casa de sua mãe. As Escolas de Caridade, que surgiram gratuitas, com os esforços não medidos por nossos dois fundadores, para manterem a obra. O número de religiosos foi crescendo, novas obras surgiram, muitas crianças e jovens são atendidos e hoje, e os Cavanis estão na Itália, no Brasil, no Equador, na Colômbia, na Bolívia, na Romênia, nas Filipinas, na República Democrática do Congo e mais recentemente, na Diocese de Pemba, em Moçambique. Assim, hoje, os Cavanis seguem a missão de continuar o legado deixado pelos dois irmãos Cavanis.

Dia  02 de maio, o dia da Congregação Cavanis por excelência!

Convidamos à todos para rezarem pela canonização dos dois irmãos, Veneráveis Servos de Deus, e propomos uma dezena de Ave-Maria e um Pai Nosso, pela nossa Congregação. 

Deus abençoe! “Sola in Deo sors!”







3 comentários




V em 10/01/2018 às 13h05

g




V em 12/01/2018 às 02h56

g




B em 18/02/2018 às 06h07

D




Escreva o seu comentário...